Expressão gênica diferencial da β-1,3-Glucanase (PR-2) nas interações compatível e incompatível entre <em>Xanthomonas axonopodis </em>e <em>Citrus sinensis</em>

Autores

  • Juliana da Silva Vantini
  • Maria Inês Tiraboschi Ferro
  • Jesus Aparecido Ferro
  • Julio Cezar Franco de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.15361/1984-5529.2008v36n2p139%20-%20147

Resumo

A produção de citros é uma das atividades agroindustriais mais importantes em nosso País, a qual vem sendo constantemente ameaçada pela doença do cancro-cítrico, causada pela bactéria Gram negativa Xanthomonas axonopodis pv. citri (Xac-A). Esta bactéria, quando em contato com uma planta hospedeira, provoca lesões nas folhas, frutos e ramos. Por outro lado, quando este patógeno infecta uma planta não hospedeira, provoca uma reação necrótica. A indução das proteínas relacionadas à patogênese (PR) é associada com a resposta de defesa da planta ao ataque do patógeno. Neste trabalho, investigamos a indução do gene que codifica a proteína β-1,3-glucanase (PR-2) durante as interações Xanthomonas axonopodis pv. aurantifolli C (Xaa-C)::Citrus (não hospedeira) e Xac-A::Citrus (hospedeira). Suspensões bacterianas (Xac-A ou Xaa-C) foram inoculadas em folhas de laranja (Citrus sinensis), as quais foram coletadas em tempos diferentes da cinética de infecção. A expressão do gene pr-2 foi analisada por Northern blot com a ajuda de uma sonda de β-1,3-glucanase de C. sinensis, obtida via amplificação por PCR, com a utilização de oligonucleotídeos específicos e DNA genômico de folhas de laranja. Os resultados deste trabalho mostram que, na interação Xac-A::Citrus, o gene pr-2 é expresso mais lentamente e em menos intensidade do que na interação Xaa-C::Citrus, onde a indução mais rápida de pr-2 sugere um papel da proteína PR-2, quando expressa precocemente, na reação de resistência da planta cítrica atacada por Xaa-C.

Palavras-chave adicionais: cancro-cítrico; resistência não hospedeira; Xanthomonas axonopodis pv.citri; interação planta-patógeno.

Edição

Seção

Melhoramento Genético Animal - Animal Breeding