Silício na mitigação dos estresses por deficiência de manganês e pelo déficit hídrico em mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2020v48n2p170-187Resumo
Foi realizada revisão bibliográfica sobre os benefícios do silício (Si) em atenuar estresses a nível fisiológico e nutricional em mudas pré-germinadas (MPB) de cana-de-açúcar submetidas aos estresses por deficiência nutricional e por déficit hídrico. Ficou evidente que o Si pode ser utilizado para amenizar os danos causados pela deficiência de micronutrientes, como o manganês (Mn), porque diminui os danos causados pelo estresse e incrementa o acúmulo de massa seca. E ainda, que o Si pode potencializar as adubações com Mn, aumentando a resposta das plantas mesmo na suficiência do micronutriente, porque atua em locais semelhantes ao Mn no metabolismo das plantas. Também foi demonstrado que o fornecimento de Si na fase de formação de MPB ou depois do transplantio via fertirrigação, proporciona efeitos benéficos que contribuem para manter o conteúdo de água no tecido foliar e diminuir os danos causados pelo déficit hídrico, proporcionando maior produção de massa. E isso ocorre, mesmo quando as mudas são submetidas a diferentes intensidades de déficit hídrico, na fase inicial de desenvolvimento e na rebrota da soqueira, em espécies de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L. e Saccharum spontaneum L.) diferentes quanto à tolerância à seca e quando cultivadas em diferentes tipos de solo. Em conclusão, o fornecimento de Si em MPB de cana-de-açúcar deve ser considerado uma nova estratégia de manejo nos sistemas de produção porque pode aumentar a tolerância à diversos estresses e assim, aumentar a produtividade das áreas destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.