Repetibilidade de caracteres fenotípicos e das distâncias genéticas em aveia-branca na presença e ausência de fungicida
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2008v36n1p17%20-%2026Resumo
Em aveia, o fator ano apresenta grande influência na manifestação do fenótipo, fazendo com que a estimativa da distância genética entre cultivares, pela avaliação de um único ano, tenha baixa precisão. Os objetivos deste trabalho foram estimar: os coeficientes de repetibilidade e o número de anos necessários para uma predição acurada do valor real dos indivíduos em experimentos com e sem fungicida e a repetibilidade da distância genética, bem como o número de anos necessários para uma predição acurada do valor real da distância genética, baseada em caracteres fenotípicos. Em quatro anos agrícolas, nove cultivares de aveia foram avaliadas na presença e na ausência de fungicida, em delineamento de blocos ao acaso, com seis repetições. Os coeficientes de repetibilidade dos caracteres e a distância de Mahalanobis foram determinados. Posteriormente, foi estimada a distância baseada nos dados de quatro anos de avaliação, nas condições de presença e ausência de fungicida, e sua correlação. Os resultados indicaram a necessidade da condução dos experimentos por, pelo menos, seis anos, quando se objetiva a estimativa da distância genética baseada em caracteres fenotípicos. Também, foi evidenciada a necessidade da condução de experimentos na presença e ausência de fungicida, uma vez que tais condições geram resultados distintos, conforme ficou demonstrado pela pequena correlação entre as distâncias (r=0,004). Palavras-chave adicionais: Avena sativa, divergência genética, ferrugem da folha da aveia, melhoramento de plantas.Downloads
Publicado
14/07/2009
Como Citar
ALANO VIEIRA, E.; FELIX DE CARVALHO, F. I.; COSTA DE OLIVEIRA, A.; BENIN, G.; HARTWING, I.; GONZALEZ DA SILVA, J. A.; PIRES VALÉRIO, I.; FIGUEIROLA MARTINS, A.; BERTAN, I.; FINATTO, T. Repetibilidade de caracteres fenotípicos e das distâncias genéticas em aveia-branca na presença e ausência de fungicida. Científica, Dracena, SP, v. 36, n. 1, p. 17–26, 2009. DOI: 10.15361/1984-5529.2008v36n1p17 - 26. Disponível em: https://cientifica.dracena.unesp.br/index.php/cientifica/article/view/207. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Melhoramento Genético Animal - Animal Breeding
Licença
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.