Expressão da capacidade de troca de cátions radicular e nutrição de aveia-preta (Avena strigosa Schreb.) sob deficiência de nutrientes

Autores

  • Raul Matias Cezar Universidade Federal do Paraná
  • Julierme Zimmer Barbosa Universidade Federal do Paraná
  • Volnei Pauletti Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15361/1984-5529.2016v44n1p83-90

Resumo

A capacidade de troca catiônica radicular (CTCr) ocorre predominantemente nas paredes celulares, sendo que variações nesse atributo podem afetar a aquisição de nutrientes. Contudo, são poucos os estudos avaliando a expressão da CTCr em plantas com deficiência nutricional. Dessa forma, os objetivos deste trabalho foram: (I) avaliar a influência da deficiência de nutrientes na CTCr e (II) estudar a relação entre o estado nutricional da forrageira aveia-preta e a CTCr. Para isso, plantas de aveia-preta foram cultivadas por 50 dias em soluções nutritivas com deficiência de Ca, Mg, P e Mn, e em solução-controle contendo todos os nutrientes. Após o período de cultivo, foram determinados a CTCr, a produção de matéria seca, a concentração e o conteúdo de nutrientes na parte aérea. As deficiências de Ca, Mg, P e Mn reduziram a matéria seca, aumentaram a CTCr e afetaram o estado nutricional da aveia-preta cultivada em solução nutritiva. A CTCr correlacionou-se significa­tivamente com as concentrações de K e Cu na parte aérea da aveia-preta.

Biografia do Autor

Raul Matias Cezar, Universidade Federal do Paraná

Doutirando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Paraná

Julierme Zimmer Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Doutirando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Paraná

Volnei Pauletti, Universidade Federal do Paraná

Professor Doutor do departamento de solos da Universidade Federal do Paraná. 

 

Arquivos adicionais

Publicado

22/12/2015

Como Citar

CEZAR, R. M.; BARBOSA, J. Z.; PAULETTI, V. Expressão da capacidade de troca de cátions radicular e nutrição de aveia-preta (Avena strigosa Schreb.) sob deficiência de nutrientes. Científica, Dracena, SP, v. 44, n. 1, p. 83–90, 2015. DOI: 10.15361/1984-5529.2016v44n1p83-90. Disponível em: https://cientifica.dracena.unesp.br/index.php/cientifica/article/view/740. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Solos e Nutrição de Plantas - Soils and Plant Nutrition