Atividade de c&eacute;lulas, filtrado e autoclavado de <em>Bacillus spp.</em> como bioagentes de controle de <em>Colletotrichum acutatum</em>

Autores/as

  • Ana Caroline Ferreira Athayde Furlani Faculdade
  • Margarete Camargo Faculdade
  • Rita de Cássia Panizzi Faculdade
  • Carolina Fonseca Pereira Faculdade

DOI:

https://doi.org/10.15361/1984-5529.2007v35n2p196%20-%20200

Resumen

A utilização de agentes de controle biológico tem sido estudada em diversas culturas, mos­trando-se um método promissor no combate às doenças de plantas. O presente trabalho teve por objetivo avaliar in vitro o antagonismo entre isolados de Bacillus spp. e Colletotrichum acutatum. Para tanto, analisaram-se a influência de células, filtrado e autoclavado na inibição da germinação de coní­dios e o desenvolvimento micelial de C. acutatum. Dez isolados bacterianos, agentes de controle biológico, foram testados quanto ao antagonismo a um isolado de C. acutatum. Os isolados que mais se destacaram como antagonistas foram utilizados para o preparo de caldos bacterianos, sendo que parte destes foi mantida intacta, parte filtrada em membrana Millipore® e outra parte autoclavada. Foram instalados três ensaios para verificar a ação dos isolados no crescimento micelial do fungo, no desenvolvimento de colônias e o efeito na germinação de conídios. Os isolados de Bacillus spp. fo­ram capazes de produzir metabólitos em quantidade suficiente para inibir a germinação e o cresci­mento micelial do fitopatógeno, porém, no tratamento submetido a alta temperatura (caldo autocla­vado), não houve efeito sobre o fungo, o que leva a crer que o metabólito produzido pela bactéria em estudo é termolábil. Palavras-chave adicionais: controle biológico; metabólitos; antagonismo.

Cómo citar

FERREIRA ATHAYDE FURLANI, A. C.; CAMARGO, M.; PANIZZI, R. de C.; FONSECA PEREIRA, C. Atividade de c&eacute;lulas, filtrado e autoclavado de <em>Bacillus spp.</em> como bioagentes de controle de <em>Colletotrichum acutatum</em>. Científica, Dracena, SP, v. 35, n. 2, p. 196–200, 2009. DOI: 10.15361/1984-5529.2007v35n2p196 - 200. Disponível em: https://cientifica.dracena.unesp.br/index.php/cientifica/article/view/199. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Melhoramento Genético Animal - Animal Breeding

Artículos más leídos del mismo autor/a