Propagação <em>in vitro </em>e aclimatização<em> </em>de um híbrido de <em>Cattleya</em> Lindl. (Orchidaceae) utilizando polpa de banana e água de coco
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2009v37n1p48%20-%2052Resumo
A água de coco e a banana estão entre os aditivos mais utilizados no meio de cultura para a propagação de diversas espécies de orquídeas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da suplementação do meio de cultura com água de coco e polpa de banana no crescimento in vitro de Cattleya labiata x Cattleya forbesii. Os tratamentos avaliados foram: T1: testemunha; T2: 50 gL-1 de polpa de banana; T3: 100 gL-1 de polpa de banana; T4: 50 mLL-1 de água de coco; T5: 50 gL-1 de polpa de banana + 100 mLL-1 de água de coco; T6: 100 gL-1 de polpa de banana + 100 mLL-1 de água de coco. O meio nutritivo utilizado foi o MS modificado com metade da concentração dos macronutrientes. Os parâmetros avaliados após seis meses do início do experimento foram: massa fresca; altura da parte aérea; comprimento da maior raiz; número de raízes, número de brotações e porcentagem de sobrevivência. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparados pelo teste de Tukey a 5%, de significância. Os tratamentos T3, T5 e T6 foram os que proporcionaram os melhores resultados para crescimento in vitro e aclimatização de C. labiata x C. forbesii.
Palavras-chave adicionais: cultura de tecidos; meios nutritivos; orquídeas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.