Crescimento radicular e absorção de micronutrientes do feijoeiroem razão da calagem
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2007v35n2p88%20-%20105Resumo
Apesar da intensa busca por informações sobre a resposta do desempenho produtivo do feijoeiro à aplicação de calcário, pouco se sabe a respeito do comportamento de cultivares quanto ao crescimento radicular e a absorção de micronutrientes. Assim, instalou-se um experimento em condições de casa de vegetação com o objetivo de avaliar a influência do comprimento radicular na absorção de micronutrientes por cultivares de feijão em razão da calagem. O experimento foi realizado em vasos com 3 dm3 de solo, em condições de casa de vegetação, até 43 dias após a emergência das plantas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, num esquema fatorial 4x4, sendo quatro níveis de calcário (0,0; ,59; 3,8 e 4,48 t ha-) e quatro cultivares de feijão (Campeão , Carioca, FT-Bonito e Pérola), com quatro repetições. Na ausência de calagem, a cultivar Pérola apresenta maior capacidade de absorção de Cu, Fe e Zn. Com o aumento das doses de calcário, a cultivar Carioca apresenta maior acúmulo de Cu, Fe e Zn na parte aérea. A calagem promove aumento na absorção do Cu e Mn pelas raízes em todas as cultivares de feijão. Sob alta disponibilidade de micronutrientes, as cultivares de feijão reduzem a eficiência na produção de matéria seca por unidade de micronutriente absorvido. Palavras-chave adicionais: Phaseolus vulgaris, cultivares, níveis de calcário, sistema radicular, micronutrientes.Downloads
Como Citar
SILVA, L. M.; BORGES LEMOS, L.; COSTA CRUSCIOL, C. A.; PAVAN MATEUS, G.; FELTRAN, J. C. Crescimento radicular e absorção de micronutrientes do feijoeiroem razão da calagem. Científica, Dracena, SP, v. 35, n. 2, p. 88–105, 2009. DOI: 10.15361/1984-5529.2007v35n2p88 - 105. Disponível em: https://cientifica.dracena.unesp.br/index.php/cientifica/article/view/184. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Melhoramento Genético Animal - Animal Breeding
Licença
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.