Desempenho fenológico, morfológico e agronômico de cultivares de milho em Jaboticabal-SP

Autores

  • Renata Kimie Hanashiro
  • Fábio Luíz Checchio Mingotte Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal-SP.
  • Domingos Fornasieri Filho

DOI:

https://doi.org/10.15361/1984-5529.2013v41n2p226-234

Resumo

A avaliação do desempenho agronômico de cultivares comerciais de milho, de forma regionalizada, permite a identificação de materiais adaptados e estáveis. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho fenológico, morfológico, componentes de rendimento e produtividade de distintas cultivares de milho (Zea mays L.) em região de clima tropical sob condições de alta tecnologia. O experimento foi conduzido em Jaboticabal-SP, na safra de verão de 2009-2010, em delineamento experimental de blocos ao acaso, com 45 tratamentos, representados por cultivares de milho, desenvolvidas e recomendadas para a semeadura, no período de primavera-verão, na região centro baixo do Brasil, com quatro repetições. Durante a condução e o desenvolvimento da cultura foram avaliados o somatório de graus-dia para o florescimento masculino e feminino, a área foliar, o número de folhas acima da primeira espiga, o ângulo de inserção da folha, a altura da planta e de inserção da espiga principal, o diâmetro do colmo, o número de fileiras por espiga, o número de grãos por fileira, o número de grãos por espiga, a massa de grãos por espiga, a massa de 1.000 grãos e a produtividade de grãos. Os dados foram submetidos à análise de variância, e as médias, agrupadas por meio do teste Scott-Knott (p<0,05). Ocorre variabilidade genética para o desempenho fenológico, morfológico e agronômico entre as cultivares de milho experimentadas, destacando-se quanto à produtividade de grãos os híbridos simples P3862, 30A37, AS1596, AG 7088 e DKB 399.

Biografia do Autor

Fábio Luíz Checchio Mingotte, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal-SP.

Engenheiro Agrônomo, MSc., Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal), bolsista FAPESP. Departamento de Produção Vegetal, FCAV - UNESP, Jaboticabal-SP.

Arquivos adicionais

Publicado

29/10/2013

Edição

Seção

Melhoramento Genético Vegetal - Plant Breeding