Higroscopicidade das sementes de feijão adzuki.

Autores

  • Dieimisson Paulo Almeida IF Goiano - Campus Rio Verde - Goiás
  • Osvaldo Resende IF Goiano - Campus Rio Verde- Go
  • Lílian Moreira Costa IF Goiano - Campus Rio Verde - Go
  • Udenys Cabral Mendes IF Goiano - Campus Rio Verde - Go

DOI:

https://doi.org/10.15361/1984-5529.2013v41n2p130-137

Resumo

Neste trabalho, objetivou-se estudar a higroscopicidade das sementes de feijão adzuki (Vigna angularis Willd), obtendo-se as isotermas de sorção e ajustar diferentes modelos matemáticos aos dados experimentais.  Para a obtenção do teor de água de equilíbrio higroscópico, utilizaram-se sementes de feijão adzuki com teor de água inicial de 15,13% (%b.s.) e o método estático-    -gravimétrico. Para cada repetição, foram colocados 20 g de sementes envolvidas por um tecido permeável para permitir o contato do ar com o produto e colocados no interior dos dessecadores. Para o controle da umidade relativa nos dessecadores, foram utilizadas soluções saturadas de LiCl, CaCl2, Ca(NO3)2, NaCl e KBr. Os dessecadores foram colocados em Câmara Incubadora BOD, regulada para as temperaturas de 25; 30; 35 e 40 ºC. O teor de água de equilíbrio higroscópico do feijão é diretamente proporcional à atividade de água e decresce com o aumento de temperatura, para um mesmo valor de umidade relativa de equilíbrio. Os modelos de Copace e GAB são os que melhor representam a higroscopicidade das sementes de feijão quando comparados aos demais modelos testados. Assim, os modelos de GAB e Copace foram selecionados para representar a higroscopicidade das sementes de feijão adzuki.

Biografia do Autor

Dieimisson Paulo Almeida, IF Goiano - Campus Rio Verde - Goiás

Agrônomo - pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde – GO, Brasil. Mestrando na UFG.

Osvaldo Resende, IF Goiano - Campus Rio Verde- Go

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Graduação em Engenharia Agrícola - Universidade Federal de Lavras (2000), mestrado em Ciências dos Alimentos - Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Engenharia Agrícola - Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – campus Rio Verde. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Armazenamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades físicas, modelagem matemática, armazenamento e secagem de grãos

Lílian Moreira Costa, IF Goiano - Campus Rio Verde - Go

Graduada em Tecnologia em Produção de Grãos (2007) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO – Brasil, CEFETRV. Mestre em Ciências Agrárias (Agroenergia) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde – GO, Brasil. Atualmente participando de grupos de Pesquisas: "Pós-colheita de produtos agrícolas" com potencial para a produção de biodiesel

Udenys Cabral Mendes, IF Goiano - Campus Rio Verde - Go

Agrônomo - pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde – GO, Brasil. Mestrando na UFG.

Publicado

29/10/2013

Como Citar

ALMEIDA, D. P.; RESENDE, O.; COSTA, L. M.; MENDES, U. C. Higroscopicidade das sementes de feijão adzuki. Científica, Dracena, SP, v. 41, n. 2, p. 130–137, 2013. DOI: 10.15361/1984-5529.2013v41n2p130-137. Disponível em: https://cientifica.dracena.unesp.br/index.php/cientifica/article/view/420. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Engenharia Rural/Agrícola - Rural/Agricultural Engineering

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)