Análise de crescimento e partição de fotoassimilados em plantas de abóbora híbrida Tetsukabuto submetidas a doses de nitrogênio
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2021v49n1p42-50Abstract
O nitrogênio (N) é o segundo nutriente mais absorvido pela abóbora Tetsukabuto, mas não se conhece a influência de doses de N nas fases de crescimento e na partição de fotoassimilados na planta, sendo este o objetivo deste estudo. Para tanto, avaliaram-se cinco doses de N (0, 30, 60, 120 e 240 kg ha-1), em cobertura. O delineamento foi em blocos ao acaso, com quatro repetições. A partir de 30 dias após a semeadura, as plantas foram coletadas a intervalos regulares de 15 dias ao longo do ciclo de cultivo, sendo determinados a massa seca. A partir dos dados primários, foi aplicada a análise de crescimento, sendo calculados a massa seca total da planta (Wt), parte aérea (Wpa), fruto (Wfr) e raiz (Wr), as taxas de crescimento absoluto da planta (Cwt) e do fruto (Cwfr), a partição de massa seca entre órgãos e o número e massa fresca de frutos. A máxima produtividade de frutos (13.609 kg ha-1), a maior Wt (864,07 g planta-1) e a maior Cw (36,87 g planta-1 dia-1) foram estimadas com 149 kg ha-1 de N. Os frutos acumularam de 54,5 a 76,2% da Wt. O nitrogênio altera o crescimento e a partição de fotoassimilados entre os órgãos da planta.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors, upon submitting the manuscript, agree that if it is accepted for publication, the copyright of the work will automatically be transferred to Científica: Journal of Agricultural Sciences.Opinions and concepts contained in the article and the reliability and accuracy of the information and references presented in it are the sole responsibility of the authors.