Efeito de novos isolados de <em>Bacillus thuringiensis</em> Berliner em <em>Plutella xylostella</em> (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Plutellidae)
DOI:
https://doi.org/10.15361/1984-5529.2009v37n1p22%20-%2031Resumen
O objetivo deste trabalho foi estudar a patogenicidade e a influência de isolados de Bacillus thuringiensis nas características biológicas de Plutella xylostella. Realizaram-se bioensaios com 58 isolados, um controle positivo com B. thuringiensis var. kurstaki, um controle negativo com B. thuringiensis var. tenebrionis e utilizou-se água com espalhante adesivo, como testemunha. Suspensões dessas bactérias foram pulverizadas em discos de couve e os mesmos fornecidos a lagartas de 2º instar de P. xylostella para alimentação, em condição de confinamento em placas de Petri. Dos isolados estudados 11 causaram mortalidade total das lagartas, e os demais influenciaram negativamente no ciclo biológico da praga, sendo classificados nos grupos A (A1, A2 e A3) e B (B1 e B2), respectivamente, em função da maior ação sobre as principais características biológicas da praga. Dentre as características avaliadas, mortalidade larval e pupal, bem como a duração larval foram as mais relevantes para se determinar quais isolados que influenciaram na biologia de P. xylostella. Dessa forma, os isolados T3A.140, T3A.259, T08.024, E1, E26, 2.7L, 1.7L, E22, 22.7L, E2 e 49.19A causaram 100% de mortalidade larval e têm maior potencial para formulação de um produto comercial, além dos isolados que foram classificados no grupo A, que também podem ser utilizados em programas de manejo integrado de P. xylostella, em culturas de brássicas.
Palavras-chave adicionais: traça-das-crucíferas; entomopatógenos; brássicas; resistência.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores permanecem com os direitos autorais de tudo que publicarem na Científica. Opiniões e conceitos contidos no artigo e a fidedignidade e exatidão das informações e das referências nele apresentadas são de exclusiva responsabilidade dos autores. A reprodução parcial ou total dos trabalhos é permitida desde que seja explicitada a fonte de referência.